Pular para o conteúdo principal

o fardo do sensível e dicas para chorar


Você já desmaiou? Eu já. Desmaio por anemia, por hipoglicemia, por dor de barriga, por medo, por acordar cedo! É para perder os sentidos, é comigo mesmo! Pode até ser sinal de fraqueza (ou magreza), deve ser, por um lado. Mas eu também já fiz uma infinidade de coisas com calma (às vezes só aparente), que tem muita gente que não suporta. Já atirei uma pedra bem pesada no rosto de um cara que não valia nada, coloquei piercings em lugares doloridíssimos, ouvi e guardei os segredos mais absurdos que alguém poderia saber. Vi uma amiga ser atropelada por um ônibus enquanto resistia a um colapso sentindo o sangue todo fugindo para não sei onde. Fugi de um hospital seminua, cena de cinema que me rendeu uma boa história e, o mais dolorido, vi o corpo do meu avô, depois da passagem, sendo colocado no caixão.

E você deve estar se (me) perguntando : Tá e aí? Aí nada. Não tô pedindo para você ler isso aqui, só tenho pensado sobre esse negócio que chamam sensibilidade. Por quê tem gente que sente tanto na pele e no estômago essas coisas que acontecem por aí enquanto outras passam pela mesma experiência ilesas? Sensibilidade que eu pensava ser elogio passa a ser defeito. É mais fácil sair com alguém que você goste sem se chacoalhar de leve nas extremidades ou, conseguir esperar o gatinho do final de semana ligar sem roer as unhas até sangrar do que ficar histérica por bem menos. E quando alguém que a gente ama muito briga então? É mais fácil almoçar feijoada e esperar tudo ficar bem do que vomitar pelas manhãs igual grávida que não tem barriga ainda.

Quem é sensível fica amigo do farmacêutico. E também dos ansiolíticos, dos remédios para enjôo (posso listar uns dez), relaxantes para todos os músculos do corpo e os famosos anti-espasmódicos, aqueles de dor de barriga mesmo, do útero aos intestinos. Andamos com medicamentos de todos os tipos na bolsa embora metade deles já sem validade. Contamos sempre nossas experiências enquanto ouvimos aquela que aconteceu com um amigo de um amigo seu. Sabemos exatamente o dia que vamos menstruar, o último dia que ''ele'' ligou, qual foi a última vez que transamos e, com mais exatidão ainda, quando conseguimos colocar um pouco de amor nisso que chamam sexo. Nossos bichos de estimação fazem aniversário, nossas roupas, nossas crises de choro e a nossa felicidade que dura sempre três dias.

E no final, por melhor que tenham sido os encontros e o filme do cinema, a night com as amigas, a lasanha da mamãe no domingo, no final mesmo a gente sempre chora. E se estiver difícil, o cara que não tinha nada e ganhou a reforma da casa no programa de TV pode ajudar, conseguiu? E o velhinho que não via a velhinha há 72 anos e se reecontraram no programa do Gugu? Lágrimas de limpar o cantinho do olho borrado de rímel com lencinho encardido! E se mesmo assim estiver difícil, coloca uma dessas sonatas apaixonadas do Beethoven, fecha os olhos e se entrega, Ném! Desce igual a galera na integração com a Linha 2, meu bem, desce tudo.

Teve uma vez, um rapaz, que eu gostei muito. Ele não era do meu time, do time dos sensíveis e um dia, me perdeu sem dor nenhuma. Eu fiquei uns bons anos lembrando do cheiro da nuca dele e de como a falta disso me fazia morrer lentamente. Quase sucumbi a distância e a saudade e me tornei o ser mais desmaiável que existe. Coisa de gente assim, que nasce sensível, entende? E eu chorei tanto ele, vomitei tanto ele, sangrei em pequenos cortes tanto ele, fiz xixi e cocô tanto ele, emagreci tanto ele, e gritei e silenciei tanto ele que teve um dia que não sobrou nada. Nem ele.




Postagens mais visitadas deste blog

Baby, I'm so alone. Vamos pra Babylon.

Eu tinha o que, uns dezesseis anos. Aí eu escutava uma música e achava que o mundo estava se mostrando para mim. Desezzeis anos e começando a entender o mundo. Tocando duas punhetas por dia, ouvindo Beatles, achando que rock brasil anos 80 era uma grande merda e que elas... as meninas... um mistério. Ela sabia que mexia comigo. Ela sabe que hoje, trintão de barba por fazer. ainda mexe. Com dezesseis ela pediu: Vamos fugir? Eu não quis. Porque tinha leite na geladeira e o meu cachorro só comia quando eu botava e nossa, tinha tanta menina e eu ainda estava com paciência para caralho! Eu podia sei lá, contar as folhas de grama do maracanã e ia sobrar energia. Aí o Botafogo foi piorando, as coisas na minha cabeça começaram a machucar de dentro pra fora. Ganhar dinheiro não tem sido suficiente. As meninas passaram a achar minha literatura boba. O cinema não encanta e envelhecer é quase emburrecer. Vamos fugir. Vou fugir. Vamos fugir. Ela poderia ainda queria. Vamos? Misturar tempos?

celular e blá blá blá

Durante algumas semanas essa urgência em te ver me incomodou seriamente. Foi vontade que não me deixava dormir e me fazia querer durar o sono da manhã para te manter mais um pouco em meu sonho. Foi nervoso gelado que fez a comida não descer garganta abaixo me levando dois dos meus preciosos poucos quilos. Foi o texto insolente com tantos erros de português que faria o Professor Pasquale franzer as sobrancelhas numa irritada expressão. Foi o semáforo vermelho que ficou para trás enquanto um guarda com sorriso maquiavélico anotava a placa do carro. E mais ainda todas as tardes de trabalho intermináveis e insolucionáveis, todos os discos do Nirvana, lenços de papel com cheirinho de maçã verde, fotografias gastas de tanto serem contempladas e mais um caminhão do Faustão de torturantes agonias.  E sabe, o que me fazia querer arrancar os fios de cabelo um a um com uma pinça era saber que esta grande questão se resolveria facilmente com um telefonema. Oito números discados em sequência no tel

Final de verão tem dessas coisas

"Teve um dia que você foi meu. Eu sabia que era, você achava que era e eu tive muito medo disso. Nós dois sentados no tapete, com o sol do final de verão deitado do nosso lado e o silêncio das crianças brincando longe. Você me deu a mão, me encostou na parede e me abraçou. E disse que era meu, naquele dia pelo menos, eu sabia que era. As minhas pernas foram ficando fracas e eu sentei no chão para disfarçar. Você é meu, agora, mesmo com as outras moças por aí, com a minha falta de romantismo e com o meu band-aid descolando do calcanhar, você é meu. O que eu faço com você agora? Pensei que poderia deixá-lo dentro do meu armário, eu te tiraria de lá quando precisasse muito de uns dos seus versos fáceis que me faziam entender o mundo e seus tons de cinza. Depois imaginei que você não ia gostar de ficar preso no armário e não poder ver as coisas por aí, você estava tirando a minha calça com aquela sua delicadeza como se não quisesse amassar as roupas e eu estava pensando aonde ia enfia