Pular para o conteúdo principal

Ele, a mãe e o pai

E ele tinha dez anos e os cabelos lisos e bem aparados na testa, um cachorro com os pêlos em nós e somente uma muda do uniforme da escola. Dormia apertado no berço velho que o pai arrancara as laterais depois que o menino começou a bater nelas já grande para o espaço de bebê. Dez anos e um dente molar que caiu e estava demorando a crescer. Uma casa em que as louças estavam sempre limpas, havia cheiro de café todas as manhãs, não faltava cerveja e futebol no domingo e nem novela a noite.

Juninho sabia, embora fosse novo demais para entender muitas coisas que havia alguma coisa diferente com as segundas de manhã. Quando, a mãe aparava as unhas dos pés bem rentes e usava umas folhas plásticas para depilação que enchiam o cesto de lixo. Era o único dia da semana que ela usava um perfume importado de cheiro doce/ nauseante e que se demorava no banheiro antes de levá-lo a escola

O que ele não sabia direito é o que é essa instituição que chamam família, do que ela é composta, para que serve ou para quem serve. Ele sabe que ele tem um pai que sai antes dele acordar e volta ao final do dia, a mãe que cuida da casa da maneira que consegue e uns avós que aparecem no natal e em alguns finais de semana. Ela, a mãe, é muito amorosa mas fala pouco (exceto nas segundas e nas terças à tarde, quando tagarela com a amiga no telefone enquanto espera o bolo de cenoura crescer no forno). O pai e a mãe brigavam muito quando Juninho tinha lá para os seus oito anos, ele lembra. Mas agora tudo é silêncio. Ritual, rotina, quotidiano ou seja lá o que for, o fato é que não se conversa mais naquela casa e quando por algum motivo a TV é desligada, alguém sente um vazio grande quase pânico do tipo “tem alguma coisa errada” e se apressa em apertar o botãozinho preto do lado esquerdo do aparelho.

Aquela era mais uma segunda-feira de cheiro doce, de caminhar mais leve, de beijo de batom na testa e de tchauzinho nervoso na porta da escola. Juninho entrou lembrando que era aniversário dele e que quando chegasse a casa teria bolo e seus amigos chegariam um a um e o cachorro estaria limpo e escovado lambendo as mãos das crianças que muito espertinhas correriam atrás dele. Todo mundo via que Juninho era quieto e avesso as brincadeiras agitadas mas criança é criança sobretudo no dia do próprio aniversário, sobretudo quando já estava deixando de ser criança, onze anos já é pré-adolescente, não é? E ele mal podia agüentar a ansiedade que fazia seus pés balançarem. A mãe foi buscá-lo esbaforida, atrasada, o Juninho com fome e ela com uma cara muito fechada. Ele não sabia o que acontecia nas segundas de manhã mas entendeu que algo havia dado errado. A maquiagem da mãe que sempre era bonita agora não passava de uma máscara mal colocada que se ele olhasse de perto via derretendo na ponta do nariz e perto do queixo.

O caminho para casa foi silencioso e ele até teve medo de pedir para ligar o rádio do carro como sempre faziam. Em casa não tinha almoço quentinho, bolo de chocolate e sequer a possibilidade da visita de algum amigo. Na casa tinha uma sombra fria - podia estar o sol que fosse, lá dentro era sempre escuro- e o cachorro dormindo e cansado demais para fazer festinha em quem chegasse. A mãe de maquiagem descascando encheu um copo de café amargo e ficou ali, em qualquer lugar da casa fria, amargando qualquer coisa de café, qualquer coisa que Juninho não sabia o que.

O menino que já não se julgava mais menino (chegara o momento de trocar o berço por cama?), o menino que não ia ter aniversário porque alguém esquecera dele, o menino que mora na casa que a TV nunca desliga, o menino que não entende as segundas-feiras, pois bem, o Juninho adormeceu sem querer no sofá e despertou com o barulho do telefone. Tocou uma vez, duas, e na metade da terceira a mãe atendeu:

-Alô.

- ...

- Oi Marisa, tudo bem nada... Conversei com ele sim. Deu tudo errado.

-...

- Ah, ele disse que é melhor a gente parar de se ver, que eu tenho o Adílio e o Juninho, que vai ser difícil começar assim. Que eu devo resolver a minha vida primeiro, mas sabe, resolver como e para quê? Não dou um mês para ele se arranjar com outra e deixar tudo para lá. Um ano e meio, Marisa, um ano e meio! E agora que eu enfim tomei a decisão de mudar as coisas, ele não quer mudar nada.

-....

- Olha, você tem razão mas por enquanto vamos deixar assim. Vou desligar, estou com dor de cabeça.

-...

- Pra você também, obrigada por tudo, viu?

Nessa hora, quando ouviu o “obrigada por tudo, viu?”, pois bem, nessa hora o Juninho que fingia estar dormindo entendeu tudo. Talvez porque com onze anos ele já estava grande o suficiente para saber que mulheres e homens se encontram, às vezes escondido. Agora, quase adolescente, entendeu que a vida não era a casa dele e a escola dele e o pai e a mãe dele que não se falavam direito. Ele, assim, de sopetão, imaginou que o vestido de segunda-feira era mais bonito e a pele mais fresca e que o pai nunca via aquelas roupas e nem sentia o cheiro bom da mãe. E a palavra surgiu bem grande, com letrinhas piscando rodeadas por glitter de fazer trabalho em cartolina: Amante.

Ele ficou ali, deitado, tentando digerir a palavra e tudo que vinha com ela. Aquilo que ele aprendera nas novelas quando alguém sempre tem um outro alguém tendo já alguém e ele tenta lembrar se era o vilão ou o mocinho e qual era o final. Até que a palavra, que dessa vez foi indigesta demais, saiu assim sem anunciar. Amarela e nervosa, sujando o tapete da sala enquanto a mãe vinha correndo para segurar sua cabeça. Saiu tudo ali, não sobrou nada. Quando enfim acabou de pôr para fora, ela deixou o menino deitado e trouxe um copo de água gelada:

- Toma devagar. Mas me fala o que aconteceu. Você não disse que estava se sentindo mal.

- Foi de repente, mãe.

- Fica deitadinho então, meu bem, e vê se melhora que amanhã você já sabe. É o grande dia! Vê se melhora para poder comer o seu bolo.

- Eu não tenho onze anos ainda?

- Só amanhã.

E aí o Juninho percebeu que ainda faltava um dia para os seus tão esperados onze anos e até sorriu destinado a aproveitar aquele último dia de criança. Quando ele ainda não precisava entender nada, quando as novelas eram uma coisa chata que ele não gostava, quando as segundas eram só o primeiro dia da semana e quando só existiam ele, a mãe e o pai.

Postagens mais visitadas deste blog

Baby, I'm so alone. Vamos pra Babylon.

Eu tinha o que, uns dezesseis anos. Aí eu escutava uma música e achava que o mundo estava se mostrando para mim. Desezzeis anos e começando a entender o mundo. Tocando duas punhetas por dia, ouvindo Beatles, achando que rock brasil anos 80 era uma grande merda e que elas... as meninas... um mistério. Ela sabia que mexia comigo. Ela sabe que hoje, trintão de barba por fazer. ainda mexe. Com dezesseis ela pediu: Vamos fugir? Eu não quis. Porque tinha leite na geladeira e o meu cachorro só comia quando eu botava e nossa, tinha tanta menina e eu ainda estava com paciência para caralho! Eu podia sei lá, contar as folhas de grama do maracanã e ia sobrar energia. Aí o Botafogo foi piorando, as coisas na minha cabeça começaram a machucar de dentro pra fora. Ganhar dinheiro não tem sido suficiente. As meninas passaram a achar minha literatura boba. O cinema não encanta e envelhecer é quase emburrecer. Vamos fugir. Vou fugir. Vamos fugir. Ela poderia ainda queria. Vamos? Misturar tempos?

celular e blá blá blá

Durante algumas semanas essa urgência em te ver me incomodou seriamente. Foi vontade que não me deixava dormir e me fazia querer durar o sono da manhã para te manter mais um pouco em meu sonho. Foi nervoso gelado que fez a comida não descer garganta abaixo me levando dois dos meus preciosos poucos quilos. Foi o texto insolente com tantos erros de português que faria o Professor Pasquale franzer as sobrancelhas numa irritada expressão. Foi o semáforo vermelho que ficou para trás enquanto um guarda com sorriso maquiavélico anotava a placa do carro. E mais ainda todas as tardes de trabalho intermináveis e insolucionáveis, todos os discos do Nirvana, lenços de papel com cheirinho de maçã verde, fotografias gastas de tanto serem contempladas e mais um caminhão do Faustão de torturantes agonias.  E sabe, o que me fazia querer arrancar os fios de cabelo um a um com uma pinça era saber que esta grande questão se resolveria facilmente com um telefonema. Oito números discados em sequência no tel

Final de verão tem dessas coisas

"Teve um dia que você foi meu. Eu sabia que era, você achava que era e eu tive muito medo disso. Nós dois sentados no tapete, com o sol do final de verão deitado do nosso lado e o silêncio das crianças brincando longe. Você me deu a mão, me encostou na parede e me abraçou. E disse que era meu, naquele dia pelo menos, eu sabia que era. As minhas pernas foram ficando fracas e eu sentei no chão para disfarçar. Você é meu, agora, mesmo com as outras moças por aí, com a minha falta de romantismo e com o meu band-aid descolando do calcanhar, você é meu. O que eu faço com você agora? Pensei que poderia deixá-lo dentro do meu armário, eu te tiraria de lá quando precisasse muito de uns dos seus versos fáceis que me faziam entender o mundo e seus tons de cinza. Depois imaginei que você não ia gostar de ficar preso no armário e não poder ver as coisas por aí, você estava tirando a minha calça com aquela sua delicadeza como se não quisesse amassar as roupas e eu estava pensando aonde ia enfia